Pular para o conteúdo principal

Saiba como cuidar dos idosos no verão

Vivenciar Experiência



Foto -  Primeiro dia de aula das crianças


O texto de hoje não é meu. É de uma grande amiga está “vivendo novas experiências” nessa Pandemia. É um desabafo cheio de emoção e carinho, que achei que vale muito dividir com vocês.

Depoimento

Pela primeira vez na minha vida, posso acompanhar a educação escolar dos meus filhos. Muito mais de perto, do que qualquer pessoa jamais imaginou. E gostando demais! Educando, em uma verdadeira integração academia-família. O colégio entrou na minha casa! E nós entramos na escola! De portas e coração abertos.

No primeiro dia, precisei de ajuda das super mães do 4º e 8º ano, fica aqui o meu mais profundo e sincero muito obrigada! E a emoção tomou conta de todas nós. Descobri amigas que nunca vi! Uma delas me disse que nossos filhos têm uma capacidade incrível de se reinventar!

Confesso que, para mim, ver meus filhos estudando novamente (depois de férias forçadas e incertas) trouxe um sentimento de tanta felicidade, que nem sei descrever. Letras não serão capazes de traduzir. Eu agradeço a Deus a oportunidade de poder trabalhar de casa, neste momento. Sei que muitos pais e mães não têm esta mesma chance.

A pandemia nos trouxe a capacidade de observar, mais introspectivamente para nossos lares, nossas famílias, nossos filhos. Temos que conviver 24 horas juntos. Deixamos de ser robôs, que acordam, levam os filhos pra escola, vão ao trabalho, retornam pra casa e, muitas vezes, só encontramos nossos filhos dormindo.

Estou acompanhando diariamente o desempenho escolar dos meus filhos. Observo as reações, sei como cada professor – heróis, precisamos reconhecer – conduzem as suas aulas, dirimem as dúvidas dos alunos e lidam com a ansiedade de um futuro incerto.

Vejo a ginástica, para tentar manter todos quietinhos, prestando atenção e, ainda, lidando com alunos que são extremamente questionadores. Estamos num mundo contemporâneo! Num mundo onde as informações escorrem pelas palmas das mãos, seja por meio de tablets, notebooks, ipads, smartphones (palavras já aportuguesadas e aceitas pelo Velho e querido Aurélio - quem tem mais de 40, saberá quem é este amigo!). É o tempo da modernidade líquida, amor líquido, cultura líquida em que todas as informações escorrem pelas palmas das mãos. Mas a educação não! Jamais!

Tivemos que montar um verdadeiro ‘quartel general’, na nossa casa. Não estávamos preparados para ensino à distância, com novas plataformas. E dividindo o mesmo espaço físico: a sala de jantar. Tivemos que nos reinventar. Inclusive, como membros de uma unidade familiar, base de uma sociedade.

Entre todas as dificuldades, como cuidar do trabalho (nosso sustento), da casa, das refeições, da roupa... ainda temos que cuidar do nosso emocional e dos nossos filhos. Não podemos nos abalar! Neste momento, confesso que rezo o terço e peço a luz da Divina Misericórdia (tem um aplicativo sensacional. É só ligar e deixar a oração fluir!) 

Estamos lutando uma guerra, com um inimigo invisível. Estamos sensíveis, à flor da pele. E, parafraseando uma propaganda de mídias sociais estamos ligados por um fio. Mas um fio invisível, a internet.

Sobre o medo? Sim. Ele existe. Mas o medo de como será nossa economia, nosso mundo depois desta terrível crise, que assola o planeta. Então, vamos pensando em um passo por vez. E pensando: juntos somos mais fortes!

Que Deus nos abençoe e proteja.
Viviane Nunes, mãe do José Francisco (8º ano) e Maria Vitória (4º)


Anúncios

  Festa na caixa ( ítens: 1 bolo pequeno; 20 salgados; 15 docinhos; 2 bebidas; descartáveis; um brinde: 2 pães de mel ou velas) - R$ 100,00




Comentários

  1. Vivi, lindo o seu texto. Mãe prestimosa, mãe de um geniozinho, que deve ser o terror dos professores. Questionador ao máximo. E de uma perfeita clone sua. Mária Vitória está linda. Bjs distantes

    ResponderExcluir
  2. Vi! Num tempo tão ruim p/a vida (e p/morte) você poder experimentar estar na escola com José Francisquinho e com Maria Vitória é mesmo um privilégio. Agradeça sempre!

    ResponderExcluir
  3. PARABÉNS Viviane Nunes,é uma excelente reflexão ,que crianças adoráveis,mesmo as vezes nos deixando de cabelo em pé . E um assunto pertinente. Excelente!!!

    ResponderExcluir
  4. Adorei o texto. Como sempre muito bem escrito, uma clareza fantástica e de uma perspicácia absurda. Meus parabéns.

    ResponderExcluir
  5. Excelente texto vou tirar aproveito de cada palavras escrito sabemos que não é fácil mais com está sua inspiração seguimos em frente juntas parabéns

    ResponderExcluir
  6. Isso mesmo, Viviane! Todos estamos vivendo uma experiência única e nos reinventando para viver este momento inusitado da melhor maneira possível!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

À sombra do desconhecido

A cada dia é mais comum as pessoas terem animais em casa, principalmente cães e gatos. E estar atento a saúde deles é muito importante. Apesar de não muito recorrente no Brasil, a Síndrome de Wobbler não tem cura e causa ainda não é comprovada. O conjunto de alterações e sintomas que envolvem a região caudal da coluna vertebral cervical, afeta, e muito, a qualidade de vida de cães. Como não se sabe ao certo sua causa e não existe cura, é preciso informar aos tutores sobre a doença, pois, a descoberta precoce faz toda a diferença no tratamento. De acordo com a médica-veterinária especializada em Neurologia, Raiza Von Ruthofer, a doença, que também pode ser chamada de espondilomielopatia cervical caudal, causa no paciente um caminhar incoordenado e cambaleante, devido a um déficit proprioceptivo nos membros. Por isso, a doença recebe o nome "Wobbler", derivado da palavra em inglês "wobbling", que significa "balançando". "Existem várias h

Dicas para maquiagem em peles maduras

  Tem mulheres que arrasam na maquiagem. Vejo casos em que elas conseguem fazer isso em ônibus, no carro, sei lá. Confesso que morro de inveja, pois não tenho o menor talento. Mas também não sou a única. Tem bastante gente que tem inúmeras dúvidas. Assessoro um grupo de mulheres fantásticas, que realizam um trabalho social muito interessante. Elas formam o “Comitê Feminino”, do Sindicato de Panificação de São Paulo (Sampapão). Elas promovem reuniões na sede da entidade, sempre voltadas para ações sociais, como campanhas do agasalho, dia das crianças, conscientização contra o câncer de Mama, dentre outros. No último dia 30 de abril o Comitê resolveu inovar e voltar o foco para suas protagonistas. Elas realizaram uma tarde especial, com um curso de maquiagem, sob a supervisão da maquiadora profissional do Senac, Juliana Faustino Silva. Além da parte prática, a especialista deu dicas básicas sobre produtos e métodos para a realização da maquiagem para o dia a dia. Segu