Novembro Azul é um movimento internacional, que tem como objetivo a conscientização a respeito do câncer de próstata e da saúde masculina. O câncer de próstata, é a causa de morte de quase 30% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, a cada 38 minutos um homem morre devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).
Esse tipo de câncer atinge mais pessoas da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. Segundo o INCA estima ainda a ocorrência de 68 mil casos até o final de 2018 no Brasil, mostrando o aumento das taxas de incidência, que pode ser explicada pela evolução dos métodos diagnósticos, como exames de rotina, pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida.
É indicado que homens a partir dos 40 anos procurarem um serviço de saúde para a realização de exames. O toque retal é o teste mais conhecido e utilizado, apesar de suas limitações, pois somente a porção posterior e lateral da próstata pode ser palpada. É aconselhável fazer também o exame PSA (antígeno prostático específico), que pode identificar o aumento de uma proteína produzida pela próstata, o que seria um indício da doença.
Sintomas
Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas, mas quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura.
Na fase avançada, os sintomas são:
• dor óssea;
• dores ao urinar;
• vontade de urinar com frequência;
• presença de sangue na urina e/ou no sêmen.
Fatores de risco
• histórico familiar de câncer de próstata: pai, irmão e tio;
• raça: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer;
• obesidade.
Fonte de pesquisa: abcdoabc.com.br e bvsms.saude.gov.br
Comentários
Postar um comentário