A menopausa é a data que marca a última menstruação - ela ocorre, em média, entre 48 e 51 anos de idade, devido à interrupção da produção dos hormônios femininos pelos ovários, mas em algumas mulheres pode começar mais cedo devido a diversos problemas sendo a maioria desconhecida, como também problemas infecciosos e tratamento oncológicos.
Sintomas
Durante a menopausa existe a fase do climatério, em que uma série de sintomas comuns acometem a mulher.
Climatério: sintoma mais comum é a sensação de ondas de calor, conhecidas popularmente como fogacho. Ele afeta entre 60 e 80% das mulheres.
Os fogachos (ondas de calor) podem ocorrer em qualquer fase do climatério e se caracterizam como uma sensação súbita e intensa de calor na pele, aparecendo principalmente no tronco superior, pescoço e face. Há um aumento do sangue circulando nessas regiões, o que causa uma vermelhidão da pele, e muitas vezes pode haver um aumento do suor produzido.
O que fazer?
Caso comece a notar alterações no ciclo menstrual e esteja dentro da idade de risco, é essencial procurar ajuda médica para que o tratamento ajude no controle dos sintomas. Anote todos os seus sintomas para que não esqueça de citá-los durante a consulta. Seu ginecologista irá indicar qual tratamento é o ideal para você.
Até que procure seu médico, podemos te dar algumas dicas para ajudar nos sintomas.
Amora:
A amora é rica em fibras, leveduras, flavonoides, antioxidantes, potássio, manganês, magnésio, ferro, vitamina C, vitamina E, vitaminas do complexo B e vitamina K. A combinação desses nutrientes proporciona benefícios para quem quer emagrecer, na proteção dos ossos e até na prevenção da anemia - uma vez que para o ferro ser aproveitado pelo organismo ele deve ser consumido em conjunto com a vitamina C.
Outro componente importante da amora, principalmente de sua folha, são os fitormônios, que se assemelham bastante a função do estrogênio no corpo da mulher. Por isso, ela seria benéfica para quem está no climatério com déficit hormonal, para reduzir as ondas de calor e outros sintomas como insônia, secura vaginal, alterações na memória entre outros.
Pode ser usada como chá ou manipulada em cápsulas.
![]() |
Amora branca, ideal para tratamento de menopausa |
![]() |
Amoras pretas e vermelhas também são uma opção |
Maca Peruana:
É rica em Cálcio, Proteínas, ferro, ácidos graxos, ômega 3 e 9, carboidratos, fibras, magnésio, fósforo, zinco, afrodisíaco.
Combate diabetes, aumenta a libido, ajuda a emagrecer, ajuda na saúde do coração, fortalece a imunidade, combate osteoporose, ajuda na menopausa, melhora a fertilidade, aumenta o desempenho sexual, aumenta a energia.
![]() |
Maca Peruana |
Por: Adriana Azevedo - Enfermeira
Comentários
Postar um comentário