A proposta é estimular a adoção de hábitos mais saudáveis por meio de competição entre cidades de diversas partes do planeta. O município que conseguir mobilizar o maior número de participantes em relação a sua população vence o desafio.
No entanto, quem procura se exercitar para melhorar a saúde sabe que é preciso regularidade. Mas qual é a hora certa de começar a se mexer? Se você está procurando manter-se ativo e chegar à terceira idade a todo vapor, é melhor começar a pensar no assunto.
Com 34 anos, Pamela Reis optou pela corrida. Embora ainda se considere sedentária, já que não pratica o esporte com grande regularidade. O caso da Pamela é bem característico. Ela começou a correr estimulada pela empresa em que trabalhava, que incentivava os funcionários a participar de corridas.
Ela conta que participou de 4 corridas – 10km Tribuna FM – Unilus – que acontece na cidade de Santos, onde ela mora e de uma corrida contra o câncer de mama. Mesmo sem se dedicar a pratica da corrida, ela conta que a sensação é muito boa. “Sinto-me muito bem. Tenho uma sensação de alegria, de satisfação.”
Mesmo sem o condicionamento ideal, Pamela diz que o pós corrida é tranquilo. “Não fico com muitas dores e a sensação de bem estar supera tudo.” Se você tem a idade da Pamela, ou um pouco mais, saiba que nunca é tarde para iniciar uma atividade física, no entanto, existem alguns cuidados que devem ser tomados:
- O ideal é fazer uma avaliação médica (preferencialmente com um profissional especializado em medicina esportiva);
- Realizar aquecimento e alongamento muscular deve se tornar um hábito indispensável para quem deseja praticar corrida (o aquecimento é uma espécie de preparação do corpo, cujo objetivo é prevenir lesões ativando a musculatura e elevando gradativamente o fluxo sanguíneo e a temperatura corpórea. Já o alongamento, reduz a probabilidade de distensões dos músculos e aumenta a amplitude muscular durante os exercícios).
Comentários
Postar um comentário