Pular para o conteúdo principal

Saiba como cuidar dos idosos no verão

Eu acredito em anjos de carne e osso


Sempre achei que os anjos existem e que são de carne e osso. Ontem reforcei ainda mais minha certeza. Por volta de sete da noite recebi uma ligação do meu irmão que mora no interior, avisando que minha mãe estava no hospital, desde o meio dia.

Ela havia caído no ônibus e foi levada pelo motorista para o pronto socorro. A grande questão era: como meu irmão que mora no interior foi avisado e nós os demais filhos que moram aqui em São Paulo não?

É aí que entra o anjo. Minha mãe bateu a cabeça e o rosto. Foi para o hospital e ficou lá para fazer os exames. Acontece que ela saiu sem o celular e documentos, levando apenas uma carteirinha com o dinheiro, já que pretendia ir almoçar.

Ela não sabe o número dos nossos telefones de cabeça, o que a impediu de ligar para que fossemos socorrê-la. Depois de horas de espera, uma moça (meu anjo) que acompanhava a mãe dela, que também caiu na rua, perguntou como minha mãe iria embora.

Ela disse que sozinha, pois não tinha como avisar ninguém. Acreditem esse anjo ficou preocupado com a minha mãe, que ela nunca tinha visto antes, e perguntou se nenhum dos filhos dela tinha um comércio. Minha mãe disse que sim, meu irmão tem uma padaria, mas no interior.

Meu anjo, que mais tarde soube se chamar Maria Aparecida (não poderia ser diferente) entrou no Google e encontrou o contato do meu irmão. Ligou para ele, deixou que falasse com minha mãe e então, conseguimos localizá-la.

Talvez para alguns pareça exagero, mas vocês têm noção d a bondade desta   moça? Ela estava em um hospital público lotado, esperou horas pelo atendimento da mãe dela e ainda teve tempo de se preocupar com a minha. Gastou um interurbano, nem sei se o telefone dela era pós ou pré-pago. Tudo para ajudar uma pessoa que ela nunca viu.

Quando cheguei lá e perguntei seu nome, ela disse com uma doçura enorme e certo constrangimento, diante da minha gratidão: Maria Aparecida. Meu anjo tem nome de santa (para os católicos), certamente é um sinal. Não tive a oportunidade de me despedir, mas espero que algum dia, caso ela precise, Deus coloque em seu caminho alguém tão bondoso quanto ela foi.

Minha mãe está bem agora, um pouco dolorida, mas graças a Deus não quebrou nada. O próximo passo será arrumar algum mecanismo para que ela tenha nossos telefones sempre com ela, mesmo se estiver sem o celular. Se você que me lê já passou por algo semelhante e tiver uma dica para compartilhar, agradeço.

E muito obrigada Maria Aparecida, meu anjo de carne e osso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vivenciar Experiência

Foto -  Primeiro dia de aula das crianças O texto de hoje não é meu. É de uma grande amiga está “vivendo novas experiências” nessa Pandemia. É um desabafo cheio de emoção e carinho, que achei que vale muito dividir com vocês. Depoimento Pela primeira vez na minha vida, posso acompanhar a educação escolar dos meus filhos. Muito mais de perto, do que qualquer pessoa jamais imaginou. E gostando demais! Educando, em uma verdadeira integração academia-família. O colégio entrou na minha casa! E nós entramos na escola! De portas e coração abertos. No primeiro dia, precisei de ajuda das super mães do 4º e 8º ano, fica aqui o meu mais profundo e sincero muito obrigada! E a emoção tomou conta de todas nós. Descobri amigas que nunca vi! Uma delas me disse que nossos filhos têm uma capacidade incrível de se reinventar! Confesso que, para mim, ver meus filhos estudando novamente (depois de férias forçadas e incertas) trouxe um sentimento de tanta felicidade, que nem ...

Sexualidade na Terceira Idade

                 Atualmente vivemos um aumento no crescimento da população de terceira idade, um público diferenciado que necessita de uma atenção específica, focada em seu universo biopsicossocial, partindo do princípio que teoricamente a ação do tempo, juntamente, com critérios sociais e familiares trazem à tona um problema que, deve ser levado em consideração pelos Profissionais que são responsáveis pela Educação em Saúde.             A Constituição de Brasileira de 1988, de acordo com o Conselho de Saúde do Governo Federal em seu Art. 196, diz que : “A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação”. Dito isto, fica evidente a responsabilidade ...

O que Tirar de Positivo e Negativo da Quarentena

E a flexibilização não virá, pelo contrario, a expectativa é ampliar as restrições de circulação. Tenho falado bastante sobre a quarentena, uma vez que estamos todos vendo e vivendo a evolução da crise. Esta semana perguntei para alguns amigos o que avaliam como positivo e negativo nesse período. É interessante ver como mesmo em um momento tão “estranho” para todos nos, podemos sim, encontrar pontos positivos. Chamou atenção que primeiro foram citados os pontos positivos e só depois os negativos. Para Valdirene Paes, diretora Executiva de um Sindicato   para o qual trabalho, e que já se tornou uma amiga, a pandemia está nos ensinando a “desacelerar, mudar o rumo e mostrar à sociedade, o que está errado com ela”. De negativo, a “falta do contato físico e o afastamento social geram ao mesmo tempo uma frustração e deparar com a mediocridade política.” Minha amiga Eleia Pasin Valentini,cita de positivo que a quarentena trouxe uma maior união da família e uma alime...