Pular para o conteúdo principal

Saiba como cuidar dos idosos no verão

Ear Parade - Arte e Cuidado

Ao longo dos últimos anos quem mora em São Paulo se acostumou a ver esculturas de vacas, elefantes e afins espalhadas pela cidade. Pela primeira vez esse tipo de exposição estará discutindo a saúde auditiva. A “Ear Parade”, é o primeiro evento de arte urbana no mundo relacionado ao tema. Ao todo, 60 esculturas em formato de orelha, foram customizadas por grandes artistas.

As esculturas estarão expostas em locais de grande circulação, como shoppings, praças e calçadas, até o final de agosto, quando acontece um leilão beneficente. Parte do dinheiro arrecadado será convertido em benefício de entidades assistenciais que prestam trabalho de restabelecimento da audição e combate ao preconceito.

O porquê dessa iniciativa?
• 5,6% da população brasileira possui deficiência auditiva. São 12 milhões de pessoas, das quais:

– 2 milhões têm deficiência severa;
– 10 milhões têm alguma dificuldade;
– 1,5 milhão são jovens e crianças.
• Deficiência auditiva severa a profunda.

– 1 a 6:1000 nascidos vivos normal;
– 1 a 4:100 recém-nascidos atendidos em UTI NEONATAL.
• O número de idosos está aumentando quase 100%.

• É o distúrbio da comunicação mais comum no ser humano.

• Uma boa audição melhora a qualidade de vida.

fonte: IBGE 2010

A exposição é realizada pela Fundação Otorrinolaringologia para alertar, avisar e esclarecer sobre a audição e os cuidados que se deve ter com esse sentido que mantém todos conectados com o mundo exterior.

Entre os destaques, está a homenagem a Van Gogh em uma das orelhas gigantes, uma outra com atores do cinema mudo e falado, outra com cantores de rock, lendas do jazz e em muitas obras vemos até um alerta sobre a discriminação da surdez.


Escultura de orelha gigante pintada como um quadro de van gogh
Crédito: divulgação

Onde encontrar

As esculturas ficam expostas na “Ear Parade” de 24 de julho a 22 de agosto.  Somente na Avenida Paulista, coração de São Paulo, você encontra 13 esculturas de orelhas gigantes.
As outras vão ser espalhadas nos Jardins, Praça da República, Metrô Tatuapé, Praça Vilaboim, Praça Buenos Aires, Viaduto do Chá, Hospital das Clínicas, Largo da Batata, Pinheiros e Parque Ibirapuera.

No dia 28 de julho, a partir das 10h, na Av. Paulista, profissionais da saúde auditiva vão fazer uma caminhada para esclarecer dúvidas sobre os cuidados com a audição.

Arte consciente

Outro objetivo bastante importante é o de alertar os jovens e adultos sobre o uso excessivo e incorreto de fones de ouvido. Estamos deixando os fones em contato direto com o conduto auditivo e não nos damos conta de que as músicas que ouvimos durante horas em som alto lesionam as células cocleares que não são substituídas quando morrem. E podem, ainda, provocar zumbido.


Escultura de orelha gigante pintada como se fosse o fundo do mar
Crédito: divulgação


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vivenciar Experiência

Foto -  Primeiro dia de aula das crianças O texto de hoje não é meu. É de uma grande amiga está “vivendo novas experiências” nessa Pandemia. É um desabafo cheio de emoção e carinho, que achei que vale muito dividir com vocês. Depoimento Pela primeira vez na minha vida, posso acompanhar a educação escolar dos meus filhos. Muito mais de perto, do que qualquer pessoa jamais imaginou. E gostando demais! Educando, em uma verdadeira integração academia-família. O colégio entrou na minha casa! E nós entramos na escola! De portas e coração abertos. No primeiro dia, precisei de ajuda das super mães do 4º e 8º ano, fica aqui o meu mais profundo e sincero muito obrigada! E a emoção tomou conta de todas nós. Descobri amigas que nunca vi! Uma delas me disse que nossos filhos têm uma capacidade incrível de se reinventar! Confesso que, para mim, ver meus filhos estudando novamente (depois de férias forçadas e incertas) trouxe um sentimento de tanta felicidade, que nem ...

Sexualidade na Terceira Idade

                 Atualmente vivemos um aumento no crescimento da população de terceira idade, um público diferenciado que necessita de uma atenção específica, focada em seu universo biopsicossocial, partindo do princípio que teoricamente a ação do tempo, juntamente, com critérios sociais e familiares trazem à tona um problema que, deve ser levado em consideração pelos Profissionais que são responsáveis pela Educação em Saúde.             A Constituição de Brasileira de 1988, de acordo com o Conselho de Saúde do Governo Federal em seu Art. 196, diz que : “A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação”. Dito isto, fica evidente a responsabilidade ...

O que Tirar de Positivo e Negativo da Quarentena

E a flexibilização não virá, pelo contrario, a expectativa é ampliar as restrições de circulação. Tenho falado bastante sobre a quarentena, uma vez que estamos todos vendo e vivendo a evolução da crise. Esta semana perguntei para alguns amigos o que avaliam como positivo e negativo nesse período. É interessante ver como mesmo em um momento tão “estranho” para todos nos, podemos sim, encontrar pontos positivos. Chamou atenção que primeiro foram citados os pontos positivos e só depois os negativos. Para Valdirene Paes, diretora Executiva de um Sindicato   para o qual trabalho, e que já se tornou uma amiga, a pandemia está nos ensinando a “desacelerar, mudar o rumo e mostrar à sociedade, o que está errado com ela”. De negativo, a “falta do contato físico e o afastamento social geram ao mesmo tempo uma frustração e deparar com a mediocridade política.” Minha amiga Eleia Pasin Valentini,cita de positivo que a quarentena trouxe uma maior união da família e uma alime...