Pular para o conteúdo principal

Saiba como cuidar dos idosos no verão

Doação de Sangue em Tempos de Pandemia




Não é de hoje que os Bancos de Sangue do país clamam por doadores. Em períodos críticos, como Carnaval, férias e final de ano, é comum acontecer uma redução nas doações. Este ano, no entanto, a pandemia afetou em cheio as doações. Segundo a Fundação Pró-Sangue, ligada à Secretaria da Saúde do Governo do Estado de São Paulo e ao Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, os níveis dos estoques estão em estado crítico. Somente para o tipo sanguíneo AB+ a reserva se encontra estável.

Nesta edição, nossa colaboradora, a enfermeira Silmara Azevedo, preparou um texto que vale a pena ler e repassar. Doar sangue também é ser solidário. Contamos com a ajuda de todos vocês.

Doação de Sangue em Tempos de Pandemia

Você sabia que a doação de sangue é tão importante, que existe um dia especial para agradecer a todos que realizam este gesto solidário, pois é, o dia 25 de novembro e o Dia Nacional do Doador de Sangue.

Atualmente com o advento do Covid-19, as pessoas foram orientadas ao isolamento social, ficando em suas casas, porém na sociedade continuam acontecendo Acidentes, Tratamentos Contra o Câncer, Cirurgias, Tratamentos para Talassemia e Anemia Falciforme, entre outros procedimentos, que necessitam de transfusão sanguínea. Com a Pandemia e o isolamento social, os bancos de sangue estão com seus estoques em situação crítica, e sua doação é extremamente importante.

Mesmo com toda a tecnologia e desenvolvimento da ciência na área da Saúde, não existe um substituto para o sangue, sendo ele indispensável. Logo, todas as pessoas que preenchem os requisitos deveriam ter uma rotina de doação periódica. Cada doação pode ajudar até 4 pessoas.

A doação de sangue é um ato de amor, é um procedimento relativamente simples, mas que pode salvar vidas. Na doação de sangue o profissional da saúde que recebeu treinamento para realizar coleta com toda segurança, retira uma pequena quantidade de sangue, que passará por um processo para garantir a qualidade  e compatibilidade para o receptor. Esta quantidade de sangue não fará falta para o doador, pois em pouco tempo o corpo recupera este fluido retirado.

Para ser doador a pessoa deve se enquadrar nós seguintes requisitos:

  • ·        Ter idade entre 16 e 69 anos, menores de 18 anos devem ter autorização dos pais;
  • ·        Pesar mais de 50 kg;
  • ·        O doador deve estar em bom estado de saúde. Gripes, febres resfriados, diarreias recentes, grávidas e mulheres no pós parto, mulheres que amamentam, pessoas que passaram recentemente por procedimentos cirúrgicos, colocaram piercing ou fizeram tatuagens, ficam temporariamente impedidas de  doar.
  • · Existem ainda os impedimentos definitivos, como doenças infectocontagiosas como HIV, Chagas, Hepatites, malária e ser usuário de drogas ilícitas.
  • ·        Para doar é necessário comparecer ao Banco de Sangue de sua cidade, estar bem alimentado, ter dormido bem. A frequência de doação anual é de 4 vezes para homens e 3 vezes para mulheres.
  • ·        Após a doação a pessoa deve se alimentar e se hidratar, além de não fazer esforço no dia do procedimento, não dirigir veículos ou máquinas de grande porte, não fumar ou ingerir bebidas alcoólicas, por 2 ou 12hs respectivamente.

Não se esqueça, sempre tem alguém precisando desse precioso liquido vermelho que corre em suas veias. Em caso de dúvidas entre em contato com o banco de sangue mais próximo de  ou nos envie suas dúvidas que buscaremos as respostas.

Enfermeira Silmara Azevedo.


Fonte:
Ministério da Saúde
Site http://saude.gov.br/saude-de-a-z/doacao-de-sangue
Fundação Pró Sangue de São Paulo
Site http://www.prosangue.sp.gov.br



Anúncios


Comentários

  1. Boa noite, uma pessoa que teve hepatite B mesmo estando com a carga viral zerada, fica impossibilitada de doar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De acordo com a Fundação Pró Sangue e o INCA:
      Não, as pessoas que foram diagnosticadas com hepatite B e C após os 11 anos de idade, não podem doar sangue, além disso quem teve alguma doença sexualmente transmissível, como aids (vírus HIV), doenças ligadas ao vírus HTLV I e II, fica impedido de doar.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Vivenciar Experiência

Foto -  Primeiro dia de aula das crianças O texto de hoje não é meu. É de uma grande amiga está “vivendo novas experiências” nessa Pandemia. É um desabafo cheio de emoção e carinho, que achei que vale muito dividir com vocês. Depoimento Pela primeira vez na minha vida, posso acompanhar a educação escolar dos meus filhos. Muito mais de perto, do que qualquer pessoa jamais imaginou. E gostando demais! Educando, em uma verdadeira integração academia-família. O colégio entrou na minha casa! E nós entramos na escola! De portas e coração abertos. No primeiro dia, precisei de ajuda das super mães do 4º e 8º ano, fica aqui o meu mais profundo e sincero muito obrigada! E a emoção tomou conta de todas nós. Descobri amigas que nunca vi! Uma delas me disse que nossos filhos têm uma capacidade incrível de se reinventar! Confesso que, para mim, ver meus filhos estudando novamente (depois de férias forçadas e incertas) trouxe um sentimento de tanta felicidade, que nem ...

Sexualidade na Terceira Idade

                 Atualmente vivemos um aumento no crescimento da população de terceira idade, um público diferenciado que necessita de uma atenção específica, focada em seu universo biopsicossocial, partindo do princípio que teoricamente a ação do tempo, juntamente, com critérios sociais e familiares trazem à tona um problema que, deve ser levado em consideração pelos Profissionais que são responsáveis pela Educação em Saúde.             A Constituição de Brasileira de 1988, de acordo com o Conselho de Saúde do Governo Federal em seu Art. 196, diz que : “A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação”. Dito isto, fica evidente a responsabilidade ...

O que Tirar de Positivo e Negativo da Quarentena

E a flexibilização não virá, pelo contrario, a expectativa é ampliar as restrições de circulação. Tenho falado bastante sobre a quarentena, uma vez que estamos todos vendo e vivendo a evolução da crise. Esta semana perguntei para alguns amigos o que avaliam como positivo e negativo nesse período. É interessante ver como mesmo em um momento tão “estranho” para todos nos, podemos sim, encontrar pontos positivos. Chamou atenção que primeiro foram citados os pontos positivos e só depois os negativos. Para Valdirene Paes, diretora Executiva de um Sindicato   para o qual trabalho, e que já se tornou uma amiga, a pandemia está nos ensinando a “desacelerar, mudar o rumo e mostrar à sociedade, o que está errado com ela”. De negativo, a “falta do contato físico e o afastamento social geram ao mesmo tempo uma frustração e deparar com a mediocridade política.” Minha amiga Eleia Pasin Valentini,cita de positivo que a quarentena trouxe uma maior união da família e uma alime...