Pular para o conteúdo principal

Saiba como cuidar dos idosos no verão

Dia Nacional de Combate ao Colesterol






Atualmente, no Brasil, quatro em cada dez adultos sofrem com o nível de colesterol elevado, o equivalente a cerca de 18,4 milhões de pessoas. Os dados são da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), que registrou que 67% da população brasileira não conhece seus níveis de colesterol e que a maioria das pessoas só realiza os exames diagnósticos a partir dos 45 anos. Com números tão expressivos, o dia 8 de agosto é lembrado anualmente como o Dia Nacional de Combate ao Colesterol, para reforçar a conscientização da doença.

O cardiologista do Seconci-SP (Serviço Social da Construção Civil), George Fernandes Maia, explica que o colesterol é um tipo de lipídio no sangue que, em excesso, pode levar a complicações cardiológicas. “As causas dos altos níveis de colesterol podem ser primárias, ou seja, fatores genéticos, ou secundárias, com hábitos alimentares desregrados, excesso de carboidratos, sedentarismo, o uso de determinadas medicações, além de outras patologias como obesidade, diabetes e hipertensão”, explica o médico.

O diagnóstico tardio ou a falta do tratamento necessário para abaixar os níveis da Lipoproteína de Baixa Densidade (LDL), popularmente conhecida como “colesterol ruim”, pode desencadear futuras complicações de saúde. O acúmulo de LDL provoca o entupimento das artérias, predispondo a doenças cardiovasculares, infarto, derrame ou AVC.

O dr. Maia também explica que mesmo pessoas mais velhas com um estilo de vida mais saudável estão propensas a níveis mais altos de colesterol. “Idosos podem ter uma predisposição a dislipidemia, causada por hipertensão, aumento da idade e/ou placas de gordura nas artérias, levando a um endurecimento da parede arterial”, explica o cardiologista.

Por ser uma doença silenciosa, sem sintomas expressivos, realizar check-ups periódicos é de extrema importância. Para aqueles que não possuem taxas consideráveis ou doenças predispostas, o recomendável é a ida ao médico anualmente. Já para os pacientes que apresentaram alterações em exames prévios, o acompanhamento deve ser feito a cada 90 dias.

A partir do diagnóstico e dos valores de gordura indicados pelos exames, será possível definir o tratamento mais adequado. “A rotina de exames regulares e hábitos de vida mais saudáveis seguem sendo a melhor maneira de se prevenir da doença”, alerta o cardiologista.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vivenciar Experiência

Foto -  Primeiro dia de aula das crianças O texto de hoje não é meu. É de uma grande amiga está “vivendo novas experiências” nessa Pandemia. É um desabafo cheio de emoção e carinho, que achei que vale muito dividir com vocês. Depoimento Pela primeira vez na minha vida, posso acompanhar a educação escolar dos meus filhos. Muito mais de perto, do que qualquer pessoa jamais imaginou. E gostando demais! Educando, em uma verdadeira integração academia-família. O colégio entrou na minha casa! E nós entramos na escola! De portas e coração abertos. No primeiro dia, precisei de ajuda das super mães do 4º e 8º ano, fica aqui o meu mais profundo e sincero muito obrigada! E a emoção tomou conta de todas nós. Descobri amigas que nunca vi! Uma delas me disse que nossos filhos têm uma capacidade incrível de se reinventar! Confesso que, para mim, ver meus filhos estudando novamente (depois de férias forçadas e incertas) trouxe um sentimento de tanta felicidade, que nem ...

Sexualidade na Terceira Idade

                 Atualmente vivemos um aumento no crescimento da população de terceira idade, um público diferenciado que necessita de uma atenção específica, focada em seu universo biopsicossocial, partindo do princípio que teoricamente a ação do tempo, juntamente, com critérios sociais e familiares trazem à tona um problema que, deve ser levado em consideração pelos Profissionais que são responsáveis pela Educação em Saúde.             A Constituição de Brasileira de 1988, de acordo com o Conselho de Saúde do Governo Federal em seu Art. 196, diz que : “A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação”. Dito isto, fica evidente a responsabilidade ...

Saiba como cuidar dos idosos no verão

  A chegada da estação mais desejada por muitos brasileiros traz termômetros com temperaturas elevadas e muito calor. Por ser a época mais quente do ano, os cuidados com os idosos devem ser redobrados e algumas medidas são válidas para evitar que eles sofram neste período. A coordenadora técnica da Home Angels, rede de cuidadores de pessoas supervisionadas, Janaína Rosa, lista algumas dicas para cuidar da saúde dos idosos durante o verão. ·   Hidratação: geralmente idosos apresentam interesse menor no consumo de água comparado a pessoas mais jovens, por isso, é necessário priorizar e manter uma rotina adequada de ingestão de líquidos; ·   Alimentação balanceada: é importante também manter uma alimentação leve, focada em frutas, legumes e verduras na medida certa. A ingestão de carnes deve ser feita com moderação e a consulta a um especialista é muito importante para avaliar as condições nutricionais do idoso; ·   Roupas adequadas: o calor aumenta a tr...