Pular para o conteúdo principal

Saiba como cuidar dos idosos no verão

Como você tem reagido ao estresse?

 


 

Hoje, 23 de setembro é o Dia Mundial de Combate ao Estresse. Confesso que não conhecia a data, no entanto, mais que nunca ela ganhou novos contornos. Viver essa pandemia mexeu demais com o emocional de muita gente.

 De repente nos pegamos com aquela sensação de cansaço absoluto, irritação, tristeza, tudo junto e misturado. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o estresse atinge cerca de 90% da população mundial e é considerado uma epidemia.

 “Ter ansiedade é normal e é uma reação congênita de todos os seres vivos. Ao perceber uma ameaça ou perigo, o corpo se prepara para se defender. O estresse, inicialmente, também funciona como uma defesa do organismo frente a uma situação de tensão, podendo ser benéfico. Ele nos prepara para pensar rápido em busca de uma solução e a lidar com as pressões. O problema é quando, por diversos fatores, ele ultrapassa os limites saudáveis”, explica o psiquiatra Clemente Soares Neto, do Serviço Social da Construção (Seconci-SP).

 Quando recebi essa matéria do Seconci-SP sobre a data, entendi melhor meus próprios sentimentos. Nos últimos meses tenho vivido uma rotina muito intensa. Quem me conhece sabe que sou elétrica, faço milhares de coisas ao mesmo tempo, mas confesso que a pandemia me derrubou um pouco.

 O Dr. Clemente diz que cada pessoa reage de um jeito ao estresse, mas que os prejuízos podem ser físicos, emocionais, laborais e familiares. A ansiedade é a terceira doença mais prevalente no mundo, sendo que ela propicia a depressão.

 Há duas semanas comecei a sentir uma irritação no olho, que depois se materializou em um terçol. Além do aspecto estético, senti uma dor absurda durante uns três dias, muita coceira e irritação no olho. Comecei o tratamento que o oftalmologista me passou (compressas de água morna) e depois de uma semana fiz uma consulta presencial. O diagnóstico: estresse.

 Segundo meu oftalmologista durante a pandemia ele atendeu muita gente com o mesmo problema. Isso deixa claro que passei do meu limite (e como passei kkkk). Sei que como eu muita gente tem sofrido os efeitos desse mal. Tenho tentado controlar meu emocional, não me irritar tanto com as coisas, mas confesso que não está sendo fácil. Às vezes me cobro demais, sofro por não dar conta de tudo que preciso fazer e por meus colaboradores não acompanharem meu ritmo.

 O Dr. Clemente diz que essa combinação bombástica da ansiedade e o estresse pode levar a distúrbios no sono, aumento da pressão arterial, doenças cardiovasculares, alterações hormonais que regulam o metabolismo, fobia social, crises de pânico, enfim, problemas físicos e mentais, que comprometem a qualidade de vida.  “Estudos recentes mostram que há correlação entre substâncias neurotransmissoras alteradas pelo estresse crônico, ansiedade, sintomas depressivos e reações inflamatórias do organismo”.

 Se você como eu está sentindo o peso desse nosso novo normal, compartilho as recomendações do especialista -  Para tratar os casos de estresse e ansiedade exacerbados, é fundamental buscar ajuda, para que os prejuízos não se agravem. O tratamento pode envolver medicação e psicoterapia, para que a pessoa aprenda a lidar com os fatores estressantes. Exercício físico, meditação, relaxamento e atividades de lazer também contribuem para a melhora do quadro. Tudo que faça a pessoa desligar o pensamento por alguns minutos ou horas.

 Esse relato é minha maneira de tentar compartilhar essas dicas tão preciosas. Quanto ao meu olho, ainda não ficou bom, mas está melhorando (estou utilizando colírio e um creme antibiótico). Em relação ao estresse e ansiedade, acho que não evolui muito, mas chegarei lá.

 Se você se identificou ou gostou do texto, deixe seu comentário. Acredito que a troca de experiências pode ter um efeito positivo muito grande na vida de qualquer pessoa.

 Até o próximo texto.

 


Ana Azevedo

Jornalista 

 

 

Comentários

  1. Aninha, meu corpo vem reagindo cada vez mais ao estresse! Horrível!

    ResponderExcluir
  2. Se quiser uma força pra meditar por uns 20 min, tô às ordens pra compartilhar essa parada estratégica... ajuda e muito!

    ResponderExcluir
  3. Ana, também tive terçol... fiz compressas com chá de camomila, demorou uns 5 dias pra melhorar... deve ter sido stress também, apesar de que eu sempre acho que não estou estressada...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Vivenciar Experiência

Foto -  Primeiro dia de aula das crianças O texto de hoje não é meu. É de uma grande amiga está “vivendo novas experiências” nessa Pandemia. É um desabafo cheio de emoção e carinho, que achei que vale muito dividir com vocês. Depoimento Pela primeira vez na minha vida, posso acompanhar a educação escolar dos meus filhos. Muito mais de perto, do que qualquer pessoa jamais imaginou. E gostando demais! Educando, em uma verdadeira integração academia-família. O colégio entrou na minha casa! E nós entramos na escola! De portas e coração abertos. No primeiro dia, precisei de ajuda das super mães do 4º e 8º ano, fica aqui o meu mais profundo e sincero muito obrigada! E a emoção tomou conta de todas nós. Descobri amigas que nunca vi! Uma delas me disse que nossos filhos têm uma capacidade incrível de se reinventar! Confesso que, para mim, ver meus filhos estudando novamente (depois de férias forçadas e incertas) trouxe um sentimento de tanta felicidade, que nem ...

Sexualidade na Terceira Idade

                 Atualmente vivemos um aumento no crescimento da população de terceira idade, um público diferenciado que necessita de uma atenção específica, focada em seu universo biopsicossocial, partindo do princípio que teoricamente a ação do tempo, juntamente, com critérios sociais e familiares trazem à tona um problema que, deve ser levado em consideração pelos Profissionais que são responsáveis pela Educação em Saúde.             A Constituição de Brasileira de 1988, de acordo com o Conselho de Saúde do Governo Federal em seu Art. 196, diz que : “A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação”. Dito isto, fica evidente a responsabilidade ...

O que Tirar de Positivo e Negativo da Quarentena

E a flexibilização não virá, pelo contrario, a expectativa é ampliar as restrições de circulação. Tenho falado bastante sobre a quarentena, uma vez que estamos todos vendo e vivendo a evolução da crise. Esta semana perguntei para alguns amigos o que avaliam como positivo e negativo nesse período. É interessante ver como mesmo em um momento tão “estranho” para todos nos, podemos sim, encontrar pontos positivos. Chamou atenção que primeiro foram citados os pontos positivos e só depois os negativos. Para Valdirene Paes, diretora Executiva de um Sindicato   para o qual trabalho, e que já se tornou uma amiga, a pandemia está nos ensinando a “desacelerar, mudar o rumo e mostrar à sociedade, o que está errado com ela”. De negativo, a “falta do contato físico e o afastamento social geram ao mesmo tempo uma frustração e deparar com a mediocridade política.” Minha amiga Eleia Pasin Valentini,cita de positivo que a quarentena trouxe uma maior união da família e uma alime...